Fonte: Dep Imprensa em 28/10/2011 (2927 leituras) GERAL

Mais de 600 famílias comemoram o sonho da casa própria

Com a presença do senador Renan Calheiros (PMDB) e da deputada federal Célia Rocha (PTB), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) deu continuidade à série de inaugurações, como parte da programação festiva dos 87 anos de emancipação política de Arapiraca, e realizou, na manhã desta sexta-feira, o sonho da casa própria para 615 famílias de baixa renda no município.

A solenidade teve início às 11 horas, no ginásio poliesportivo da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, na Primavera, onde foram sorteadas as primeiras 615 moradias de um total de 1.900 casas do Conjunto Residencial Brisa do Lago, localizado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas.

O evento também contou com a presença de secretários municipais de governo; a gerente de Habitação e Construção Civil da Caixa Econômica Federal, em Alagoas, Aparecida Machado; o gerente-geral da agência de Arapiraca, André Luiz de Brito; presidente da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio) e SindLojas, Wilton Malta; presidente da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias; a representante da Câmara Municipal, vereadora Gilvânia Barros (PMDB), entre outras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

Emoção

Após a execução dos Hinos de Arapiraca e do Brasil, o prefeito Luciano Barbosa, o senador Renan Calheiros, a deputada federal Célia Rocha, a secretária de Assistência Social, Adélia Leite, e a representante da Caixa Econômica iniciaram o sorteio das moradias com as pessoas cadastradas e selecionadas no programa.

O projeto habitacional atende os critérios estabelecidos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. A obra, começada em maio de 2010, possui uma área com 70 hectares. Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.

Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora Gilvânia Barros (PMDB), parabenizou o empenho do senador Renan Calheiros, ao assegurar os recursos para a execução da obra, e destacou a gestão do prefeito Luciano Barbosa.

"Arapiraca está de parabéns em ter um gestor sério, ético, competente e que neste momento presenteia centenas de famílias", afirmou a vereadora, ressaltando o apoio da Câmara Municipal nas ações a favor da melhoria da qualidade de vida do povo.

A gerente de Habitação da Caixa Econômica, Aparecida Machado, reafirmou a parceria com a Prefeitura de Arapiraca e revelou que o banco já liberou mais de R$ 200 milhões para a construção de cinco mil moradias no município.

Por sua vez, a deputada federal Célia Rocha elogiou o empenho do senador Renan Calheiros na busca por recursos para Arapiraca.

"O senador tem um carinho especial pelo nosso município e, juntamente com a presidente Dilma, ajudam Arapiraca continuar crescendo e se desenvolvendo. Estou feliz em ver a alegria de todos vocês e orgulhosa por termos um prefeito que trabalha e faz importantes obras para o nosso povo", acrescentou Célia Rocha.

Em seu discurso, o senador Renan Calheiros disse que o momento era muito especial. "Hoje, vocês realizam o sonho da casa própria. A deputada Célia Rocha tem feito um trabalho importante em Brasília, e aqui o o prefeito Luciano e toda a sua equipe estão de parabéns. Vou passar dois dias na cidade acompanhando a entrega de importantes obras, que também contam com o apoio da presidenta Dilma Roussef a melhorar a qualidade de vida da população de Arapiraca", frisou.

Exemplo

Ainda em seu pronunciamento, o senador Renan Calheiros parabenizou o município pela cobertura de 81% nas ações de saúde. Falei com o ministro Alexandre Padilha, e ele lembrou que nenhum outro município com mais de 200 mil habitantes atingiu esse índice. O ministro garantiu que vai elever o teto financeiro para que a Secretaria de Saúde de Arapiraca possa ampliar ainda mais as suas ações a favor do povo", completou o senador.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa agradeceu o empenho do senador Renan Calheiros, da presidente Dilma Roussef e da Caixa Econômica. "Vocês acreditaram em nosso trabalho, e a Câmara de Vereadores também. Temos servidores públicos comprometidos desde a gestão da prefeita Célia Rocha. Vocês estão de parabéns e continuam nos ajudando a desenvolver Arapiraca. Hoje, estou muito, mas muito feliz", declarou Luciano.

Sorteio

Em seguida ocorreu o sorteio das moradias. A emoção tomou conta das famílias que superlotaram a quadra de esportes do ginásio de esportes. A primeira a receber o documento da moradia foi a dona-de-casa Sebastiana Quintino Soares, 50, e mãe de dois filhos. 

"Esse é o dia mais maravilhoso da minha vida. Agradeço ao prefeito e toda sua equipe pela chance de realizar o sonho de ter uma casa própria", disse emocionada Sebastiana Quintino.

O residencial está sendo dotado de uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche, posto de saúde, uma unidade do CRAS, área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial.

O conjunto habitacional também conta com ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável.

O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e está a cargo da empresa Engenharq. O projeto está gerando mais de mil empregos diretos no município de Arapiraca e beneficia oito mil pessoas com renda média de um salário mínimo.

Visita

Na sequência da programação festiva, prefeito e comitiva seguiram até o canteiro de obras do Conjunto Residencial Brisa do Lago, onde estão sendo concluídas as 1.900 moradias para famílias de baixa renda.

As autoridades também visitaram os prédios da unidade de saúde, escola e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros estabelecimentos públicos que estão sendo edificados no conjunto residencial.


Bosque

 

No fim da tarde desta sexta-feira, prefeito Luciano e comitiva irão entregar a primeira etapa do mais novo cartão-postal da cidade: o Bosque das Arapiracas.

A obra possui drenagem, pavimentação, jardinagem e de moderno sistema de iluminação. Os serviços também incluem a construção de um lago artificial, palco com oito lances de arquibancada em alvenaria, banheiros, calçadas, ciclovias, pistas para caminhadas e a implantação de três subestações de energia e dezenas de postes de iluminação com três pétalas cada um.

Já foram plantadas três mil mudas de árvores nativas e plantas ornamentais para embelezar ainda mais o local.

Ainda como parte do projeto, o Bosque das Arapiracas já recebeu um moderno ginásio de esportes, um Centro de Atividades Múltiplas e uma área para promoção de cursos relacionados à preservação ambiental, como marcenaria baseada em madeira reflorestada, paisagismo, jardinagem e até produção de ervas medicinais.

Com o empenho do senador Renan Calheiros (PMDB), o projeto está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) do governo federal e tem como principal objetivo a preservação e recuperação da nascente do Riacho Piauí, numa área de mais de 67 quilômetros quadrados, além de promover a melhoria urbana.

A obra vai proteger o Vale do Riacho Piauí, que percorre toda área urbana da cidade, constituindo-se num importante corredor de transportes e de lazer para os moradores e visitantes.

 

 


 

Imprimir esta notícia