Dep Imprensa em 10/11/2009 (1894 leituras) SAÚDE
Arapiraca sedia palestra contra tabagismo nesta quarta

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quarta-feira (11), a partir das 14 horas, na Escola de Governo, uma palestra com temática sobre tabagismo e alcoolismo.
A palestra será ministrada para 25 servidores da Secretaria de Limpeza e Iluminação (Selip).

Congresso

Por outro lado, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza os servidores que tiveram seus trabalhos aprovados nas modalidades Pôster e Publicação, durante a nona edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Olinda, Pernambuco, no período de 31 de outubro a 4 deste mês de novembro.

O evento teve como tema central: "Compromisso da ciência, tecnologia e inovação com o direito à saúde", e reuniu docentes, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde, lideranças da saúde pública/coletiva e pessoas interessadas no debate, reflexão e enfrentamento dos desafios teóricos e práticos do campo.

Abaixo segue a relação dos temas e respectivos autores:

• Melhorar a assistência e a informação: trabalho conjunto para redução dos óbitos SAM. - Ana Lúcia Alves Lima;

• Avaliação dos tipos de partos em relação aos dias úteis, finais de semana/feriados, e horário da realização do procedimento nas maternidades do município de Arapiraca - Lausene Maria Lins de Sousa;

• Uso de plantas medicinais para tratar úlceras e gastrites pela comunidade do povoado Vila Capim, município de Arapiraca, nordeste do Brasil – Sônia Maria Ferreira e co-autores;

• A importância da imunização na prevenção do risco de contrair hepatite B em acidentes de trabalho – Maria Patricia Rolim de Oliveira e Patricia Buriti Cardoso;

• Relato de Experiência: Atuação do NASF-2, no município de Arapiraca-AL - Murillo Nunes de Magalhães, André Henrique Nascimento Silva, Auridênia Karla Cartaxo Pereira, Izabella Karlla Jacinto Leandro, Marcus Corrêa Mendes, Roseane Maria do Nascimento Barros e Regina da Silva Menezes.

• Projeto de Prevenção específica: Dia NASF- Murillo Nunes de Magalhães, André Henrique Nascimento Silva, Auridênia Karla Cartaxo Pereira, Izabella Karlla Jacinto Leandro, Marcus Corrêa Mendes, Roseane Maria do Nascimento Barros e Regina da Silva Menezes.

• Avaliação da qualidade de água para abastecimento público do povoado Bananeiras, município de Arapiraca-AL – Rennan Silva de Jesus e Claudimary Bispo dos Santos e co-autores;

• Promoção da Saúde voltada à prevenção de acidentes e primeiros socorros no município de Arapiraca-AL – Francisca de Fátima Tavares Ramalho de Amorim e co-autores;

• Utilização do tratamento quimioterápico em pacientes pediátricos portadores do tumor de Wilms. – Ana Renata Lima Leandro e co-autores.

• Conhecer o Medicamento para o uso Racional – Manuella Pereira Cavalcante de Melo e Hércules Alves Bispo.

• Institucionalização do Sistema de Planejamento Estratégico e participativo na SMS-Arapiraca/AL- Cléa Núbia França da Silva e Rosana Cleide Queiroz Ferreira;

• Reestruturação da SMS- Arapiraca/AL para qualificação da Gestão em Saúde – Cléa Núbia França da Silva e Rosana Cleide Queiroz Ferreira;

• Implantação do NASF em Arapiraca-AL – Cleia Maria Nobre Santos.

Para o julgamento dos trabalhos, a Comissão Científica do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva mobilizou 287 avaliadores qualificados da área de saúde coletiva, indicados pelas comissões e Gts da Abrasco.

Diante da quantidade de trabalhos aprovados, a Prefeitura de Arapiraca custeou todas as despesas de 16 técnicos que tiveram seus trabalhos aceitos no congresso, reafirmando a importância dada para o reconhecimento do profissional e a melhoria dos serviços ofertados à população do nosso município.