Dep Imprensa em 03/10/2011 (1412 leituras) SAÚDE
Arapiraca se mobiliza durante o Outubro Rosa

A Prefeitura de Arapiraca iniciou, sábado, no Memorial da Mulher, a programação para o Outubro Rosa que, durante todo este mês, irá mobilizar ações no município visando ações preventivas e informativas sobre o câncer de mama e do cólo de útero.

Coordenado pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher, o Outubro Rosa conta com o envolvimento de diversas secretarias , departamentos , instituições e  empresas particulares da cidade, a exemplo do Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca, SESC, SENAC,NPDC,  Asa Branca, Anturius Floricultura, Mundo Verde, Boticário, Forever e  Instituto Embeleze.

Dentre as ações haverá, durante todo o mês, exposição de fotos no Memorial da Mulhe com pacientes que já sofreram a doença- além de visitas de algumas delas ás Unidades de Saúde do município. Além disso, secretarias municipais irão participar de um uma Campanha de mobilização interna entre as servidoras- e que inclui a decoração das salas com as cor rosa.

Além disso, segundo a Coordenadora de Saúde da Mulher, Pollyana Vasconcelos, durante todo o período as Unidades Especializadas terão toda a sua programação voltada para as ações preventivas e de divulgação da campanha. “ Lembrando que no caso do câncer de mama os homens também necessitam de atenção e de cuidados- ainda que a incidência seja bem menor”, informou.

Segue abaixo Programação e alguns informações importantes sobre a Campanha:

PROGRAMAÇÃO DO COMÉRCIO

DATA: 18/10/2011

HORA: MANHA E TARDE

LOCAL: MANOEL LEÃO - SINDILOJAS

• SERVIÇOS OFERTADOS:

1. GLICEMIA CAPILAR PARA MULHERES;

2. CTA INT ( P 25 MIF)/ CAMISINHA;

3. VACINAÇÃO PARA MIF;

4. PREENCHIMENTO DO CARTÃO DA MULHER;

5. CITOLOGIA (CARRO DO NPDC)

6. SOLICITAÇÃO DE MAMOGRAFIA (15 mulheres pó horário)

7. AVALIAÇÃO DE Ca Bucal;

DIA : 27/10/11 HORA: 15:00

CONCENTRAÇÃO: MEMORIAL DA MULHER

CAMINHADA DA VITÓRIA E ABRAÇO ROSA AO MEMORIAL DA MULHER.

• TODAS AS UBS E EU IRÃO PARTICIPAR DA CAMINHADA PELAS PRINCIPAIS RUAS DE ARAPIRACA PARA ENCERRAR O OUTUBRO ROSA DE ARAPIRACA

CITOLOGIA ONCÓTICA/PREVENTIVO/ PAPANICOLAU

INDICAÇÃO: Toda mulher que iniciou vida sexual independente da idade.

OBJETIVO DO EXAME: Detectar células cancerígena/ neoplásicas no órgão genital externa e interna. Outras doenças podem ser identificadas por acaso no exame, como Infecções vaginais, alteração hormonal e DST.

FREQUÊNCIA DO EXAME:

• Caso o resultado do exame não de alteração essa mulher será orientada a repetir a citologia apenas com 12 meses;

• Caso o exame apresenta alguma alteração ela será encaminhada para realizar exames mais específicos e orientada a realizar o exame a cada 06 meses ou até antes à depender da indicação médica.

• A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais.

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O EXAME :

1. Realizar o exame uma semana antes da menstruação( ciclo regular);

2. Não estar menstruada;

3. Menstruação ter acabado a mais de 07 dias;

4. Não ter relação sexual por 72 horas que antecedem o exame;

5. Não usar cremes ou duchas vaginais antes do exame.

ORIENTAÇÕES APÓS REALIZAÇÃO DO EXAME: Procurar o serviço de saúde assim que estiver com o resultado do exame em mãos.

LEMBRE –SE : TÃO IMPORTANTE QUANTO FAZER O EXAME É SABER O RESULTADO.

MAMOGRAFIA

• MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO: Deve ser ofertada a todas as mulheres acima de 35 anos que apresentam historia familiar de câncer de mama (1º grau) e a todas as mulheres que não apresentam sintomas com idade entre 50 e 69 anos.

• Caso a mulher tenha dois resultados negativos ela só deverá realizar o exame após 2 anos

• A solicitação deve ser em formulário próprio assinado e carimbado por profissional de saúde.

• As mulheres que serão encaminhadas pela sindilojas para realizar o exame de mamografia deverão:

• Se dirigir ao CRIA ( Ao lado do Senac) , a partir das 13:00 por ordem de chegada nos dia 19, 20 e 21 de outubro ( as vagas estarão reservadas para as mulheres da sindilojas) , munidas do cartão SUS e Documento de Identificação.

VACINAÇÃO PARA MIF

• Solicitar as mulheres que levem seu cartão de vacina no dia 18 para atualizarmos as vacinas que estão em atraso Hepatite B( protege contra Hepatite B), Dt ( Anti tetânica) e Triplíce Viral( Rubéola) . As que não tiverem cartão de vacina não precisa se preocupar que faremos no dia.

GLICEMIA CAPILAR

• È um exame que irá avaliar o nível de açúcar no sangue , podendo ser realizado com o paciente em jejum de 8 horas( glicemia de jejum) ou até mesmo depois de uma refeição( glicemia pós pandrial).

CTA INTINERANTE

• Será disponibilizado 25 teste anti – HIV para aquelas mulheres que se interessam em realizar ;

• Não existe nenhum preparo para realizar o exame e não tem nenhuma contra – indicação.