Dep Imprensa em 21/10/2011 (2139 leituras) SAÚDE
Luciano inaugura Central de Abastecimento Farmacêutica

A população de Arapiraca e de municípios da região foi contemplada, na manhã desta sexta-feira (21), com a inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) José Marques Freire.

A solenidade contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, bem como a participação do presidente da Câmara Municipal, Adalberto Saturnino (PMDB), vereadores João dos Santos, Gilvânia Barros, Graça Lisboa e Tarcizo Freire.

Ainda prestigiaram a cerimônia, o juiz da Comarca de Arapiraca, Giovanni Jatubá; representante do Conselho Regional de Farmácia, José Gildo; representante do Ministério da Saúde, Suetônio Queiroz; representante do Conselho Municipal de Saúde, Cida do Tuta; médico Judá Fernandes, além da representante da Facomar, Maria Damasceno; os secretários de Governo, Ricardo Teófilo, e de Comunicação, Yale Fernandes, como também a senhora Ester Nunes, viúva, e familiares do homenageado.

Durante o evento, a senhora Ester Nunes recebeu um buquê de flores das mãos do secretário de Governo, Ricardo Teófilo, e descerrou a foto em homenagem a José Marques Freire, que foi o primeiro proprietário de farmácia de Arapiraca.

A filha Vanilza Freire falou em nome da família e agradeceu a toda equipe do prefeito Luciano Barbosa pela homenagem a seu pai.

A diretora da Central de Abastecimento Farmacêutica, Manoela Pereira, disse que a implantação da CAF representa um marco para a saúde do município. “Graças ao empenho do prefeito Luciano e da secretária Aurélia Fernandes, temos um espaço amplo, informatizado e totalmente climatizado, inclusive com controle de estoque de medicamentos”, frisou.

Manoel Pereira também destacou o apoio e a parceria com a Justiça e a Defensoria Pública Estadual.

Avaliação

O representantes do Ministério da Saúde, Suetônio Queiroz, lembrou que está visitando todos os municípios alagoanos, a fim de avaliar as condições de armazenamento dos produtos e medicamentos fornecidos pelo governo federal.

“Alagoas já apresenta avanços e Arapiraca é um exemplo disso. “Nosso desafio refere-se às condições de armazenamento na maior parte dos municípios, bem como o acesso da conectividade à implantação de Sistema Hórus, para maximizar o trabalho no controle de estoque e atendimento à população”, acrescentou ele, afirmando que o programa Farmácia Popular é o melhor avaliado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Câmara Municipal, Adalberto Saturnino, destacou a presença do médico Judá Fernandes e parabenizou o prefeito Luciano Barbosa e equipe pela implantação da Central de Abastecimento e a justa homenagem a José Marques Freire.

O juiz Giovanni Jatubá lembrou que tempos atrás havia muita demanda na 4ª Vara da Justiça, por pessoas em busca de medicamentos. “Com a junção de esforços e apoio da Defensoria Pública, estamos atendendo a população e, agora, temos a certeza de que o trabalho ganha um importante reforço com a entrega deste espaço”, salientou.

A secretária Aurélia Fernandes, por sua vez, declarou que o município de Arapiraca realiza mais um sonho para os trabalhadores e usuários do SUS. “Esse é um momento de agradecer pelo apoio e, também, aumentar a dedicação de todos para atender cada vez melhor as famílias”, considerou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa lembrou do trabalho de José Marques Freire, ressaltando a homenagem a um dos homens que fizeram parte ativamente da história de Arapiraca.

“Temos de preservar e resgatar as coisas boas de que dispomos. Hoje, o município faz uma cobertura de 81% do SUS para uma população com quase 220 mil habitantes. Proporcionalmente, poucos fazem isto, mas queremos ampliar ainda mais essa cobertura, criando condições de trabalho digno aos profissionais e no atendimento à população”, observou o prefeito, citando o apoio do Ministério da Saúde, da Justiça, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores e de toda equipe da Secretaria de Saúde de Arapiraca.

A Central de Abastecimento Farmacêutica está localizada no bairro Baixa Grande e dispõe de moderna estrutura, com quatro farmacêuticos, 12 técnicos, pessoal de apoio e sistema de gestão de estoque com a parceria da Farmex.