Dep Imprensa em 05/01/2012 (1658 leituras) GERAL
Moradores recebem nova unidade de saúde e mais mil moradias

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, entregaram, nesta sexta-feira (6), para as 1.900 famílias do Conjunto Residencial Brisa do Lago, na comunidade de Olho d'Água dos Cazuzinhas, e mais 1.100 que vivem em localidades adjacentes, a Unidade Básica de Saúde Fernando Lourenço.

A solenidade teve início às dez horas e contou com a presença do superintendente da Caixa Econômica Federal, em Alagoas, Herbert Buenos Aires; gerente de Construção Civil, Aparecida Machado; gerente de Desenvolvimento Urbano, Roberto Vilela; gerente-geral do Banco do Brasil, em Arapiraca, Irone Sidnei; presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB); juiz de Direito aposentado José Firmino; presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias, entre outras personalidades e lideranças políticas e comunitárias do município.

Na abertura da cerimônia, o artista e diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, cantou o Hino de Arapiraca em coro com o público. Em seguida, a viúva do homenageado, Benedita Correia Lourenço, e seu filho Benedito Lourenço receberam um buquê dãos mãos do secretário de Governo, Ricardo Teófilo.

Em sua fala, a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, ressaltou a importância de levar saúde pública para o cidadão. "É gratificante para nós estarmos cada vez mais perto das comunidades. Hoje, temos uma cobertura de saúde no patamar de 82% e queremos chegar aos 100%, afirmou.

De acordo Aurélia Fernandes, a unidade de saúde foi concebida para atender os 1.900 famílias do Conjunto Brisa do Lago, mas por determinação do prefeito Luciano Barbosa, com o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB), a estrutura foi ampliada para atender mais de três mil pessoas que vivem nos bairros adjacentes, totalizando 15 mil pessoas beneficiadas com a iniciativa.

O superintendente da Ciaxa em Alagoas, Herbert Buenos Aires, falou da satisfação em retornar à cidade de Arapiraca para inaugurar importante obra. "A instituição acredita no potencial de vocês e na administração do prefeito Luciano Barbosa. Por isso, estamos investindo mais de R$ 96 milhões na construção de novas moradias", acrescentou.

Dignidade

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa destacou o trabalho de sua equipe e, especificamente, enalteceu o empenho dos secretários de Saúde, Obras, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano para a entrega da unidade de saúde.

"Aqui, foram construídas 1.900 habitações para as famílias viverem com dignidade. Em breve, vamos inaugurar um CRAS, uma creche e uma escola de tempo integral, além de um centro comercial e de convivência para os moradores", completou o prefeito, destacando o apoio do senador Renan Calheiros e o legado deixado pela ex-prefeita Célia Rocha.

Estrutura

A unidade de saúde contará com três equipes de saúde da família, seis consultórios, três gabinetes odontológicos, sala de recuperação, sala de pré-consulta, sala de vacinação, nebulização, farmácia, escovódromo, sala para reuniões.

O prédio é todo adaptado para atender portadores de necessidades especiais e iniciará suas atividades com dez agentes de saúde, médico, enfermeiro, dentista e técnico de enfermagem.

Moradias

Ainda durante a solenidade de inauguração da unidade de saúde, o prefeito Luciano Barbosa, o superintendente da Caixa, Herbert Buenos Aires, e o representante da construtora Engenharq, Fernando Nunes, assinaram contrato para a construção de mais mil novas moradias na cidade.

O projeto urbanístico será efetivado no bairro Bonsucesso, com a implantação do Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, a iniciativa faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, com uma contrapartida financeira da Prefeitura de Arapiraca.

O novo conjunto habitacional será dotado de infraestrutura completa, incluindo ruas pavimentadas, sistemas de drenagem, abastecimento de água, iluminação, lotes comerciais e área verde. Cada moradia terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.

Ao final da solenidade, o prefeito Luciano Barbosa agradeceu o apoio da Caixa Econômica Federal e anunciou para os próximos dias a assinatura de um novo contrato para a construção de mais mil novas moradias na cidade.