Dep Imprensa em 29/09/2012 (4973 leituras) GERAL
Arapiraca terá maior planetário digital do Brasil

Nesta terça-feira (2), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) entregará à população de Arapiraca e de toda a Região Metropolitana do Agreste o maior Planetário Digital do Brasil.

Construído com recursos da municipalidade e localizado no Lago Perucaba, o espaço do conhecimento oferecerá a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 120 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital de observação celeste, sala de exposições e área verde.

A inauguração do Planetário Municipal de Arapiraca está marcada para as 19 horas. O espaço é o primeiro do gênero no país e o primeiro também do Nordeste. No planetário também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.

Cine Teatro e Brinca Ciência

“Estamos adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

O Planetário de Arapiraca foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado, e permite a visualização de mais de 100 mil estrelas.

Basta sentar-se, olhar para cima e ver a esfera celeste em todo o seu esplendor, encontrando projetadas nesta semi-esfera estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

A Praça da Ciência e do Conhecimento também faz parte do projeto para implantação da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.