Notícias
Podcasts
Secretarias


Serviços

Webmail
Notícias

Dep Imprensa em 04/12/2012 (1109 leituras) EDUCAÇÃO
Doméstica diz que programa de leitura mudou sua vida

Iniciado em março do ano passado, com a qualificação de donas-de-casa e mães de alunos de escolas da rede municipal de ensino, o programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças está mudando a vida de dezenas de mulheres em Arapiraca.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa é pioneira em todo o Nordeste e tem equipe formada pelas arte-educadoras Fabiana Salsa, Maria de Fátima Silva e Maria Cristina (Tininha), que também ensina as mães o ofício da contação de estórias.

“Esse programa mudou a minha vida”, relata a dona-de-casa Josefa Pereira dos Reis, 40, e mãe de dois filhos, sendo uma garota de 14 anos e um menino de dez anos, que é portador de necessidades especiais.

Dona Josefa mora no bairro Santa Edwiges e começou a frequentar as aulas do Programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças no mês de setembro, na Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda.

Trabalhadora doméstica há nove anos, ela conta que foi convidada pela diretora da escola, a professora Eliete para participar do programa com outras 17 mães do bairro.

Josefa Pereira relata que seu filho apresenta problemas de concentração e não estudava. Foi então que decidiu colocar o menino no Centro de Orientação Especial Educacional (COEE).

“Ele não conseguia se concentrar e tinha problemas de relacionamento com outros meninos. Agora, com a participação no programa, meu filho ajuda a escolher os temas para a confecção dos livros de pano e também ajuda a pintar os desenhos”, explica Dona Josefa, lembrando que o menino chegou a pedir esmola pelas ruas do bairro.

“Com esse programa, estou aprendendo uma profissão e meu filho melhorou muito no relacionamento em casa e com as outras pessoas. Estou muito feliz. Pretendo seguir adiante e produzir meu livros e tentar ganhar dinheiro e ajudar no sustento de minha família”, afirma emocionada a dona-de-casa, que tem uma renda mensal de apenas R$ 300,00.

Fabiana Salsa lembra que as mães chegaram à escola desmotivadas e sem acreditar no seu potencial. “Com o tempo, elas foram tomando gosto pelo trabalho, e hoje são um exemplo de dedicação e força de vontade, como é o caso de Dona Josefa”, destaca a arte-educadora, destacando o apoio da secretária de Educação, Ana Valéria e do prefeito Luciano Barbosa.

O Programa Mães Leitoras ensina as mulheres e donas-de-casa a produzir livros de pano para serem entregues aos filhos e às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa já implantou bebetecas nas Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairros) e creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.

A ideia do grupo é expor para a sociedade de Arapiraca os trabalhos das mães leitoras, no fim deste mês de dezembro, no hall principal do Centro Administrativo Municipal.

 

 

 
Enviar para um amigo | Imprimir está notícia | Download Arquivo pdf
Mais Notícias

18/12/2014(12h:54min) - Artista plástico estreia exposição no Museu Zezito Guedes
17/12/2014(15h:39min) - Saúde realiza pesquisa sobre práticas alimentares
17/12/2014(15h:27min) - Culminância da Escola de Artes tem exposição, música e balé
17/12/2014(14h:20min) - Clima natalino invade hall do Centro Administrativo de Arapiraca
16/12/2014(15h:51min) - Alunos da Escola de Artes fazem exposição a partir desta quarta
16/12/2014(14h:54min) - Comunidade do Poção se destaca em AL na produção de abacaxi
16/12/2014(13h:43min) - Coral da Escola Benildo Barbosa se apresenta na Prefeitura
15/12/2014(22h:54min) - Célia recebe sindicato e reafirma compromisso com Educação
15/12/2014(15h:41min) - Jovem disputa final de Olimpíada de Português nesta terça
15/12/2014(15h:02min) - Edição do Festival de Música de Arapiraca eleva cultura local

Logos, brasão, impressos, fontes, manuais, áudios, placas e outros
Documentários, reportagens, programas e muito mais em nossa galeria de vídeos, Confira!
Entre e envie um cartão postal da nossa cidade.
Receba as últimas
notícias postadas no site.
Sugestão de Aplicativos para leitura de RSS.
FeedReader, RSS Owl e RSSREader
Siga as últimas notícias do site diretamente no Twitter.