Dep Imprensa em 04/12/2012 (1016 leituras) EDUCAÇÃO
Doméstica diz que programa de leitura mudou sua vida

Iniciado em março do ano passado, com a qualificação de donas-de-casa e mães de alunos de escolas da rede municipal de ensino, o programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças está mudando a vida de dezenas de mulheres em Arapiraca.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa é pioneira em todo o Nordeste e tem equipe formada pelas arte-educadoras Fabiana Salsa, Maria de Fátima Silva e Maria Cristina (Tininha), que também ensina as mães o ofício da contação de estórias.

“Esse programa mudou a minha vida”, relata a dona-de-casa Josefa Pereira dos Reis, 40, e mãe de dois filhos, sendo uma garota de 14 anos e um menino de dez anos, que é portador de necessidades especiais.

Dona Josefa mora no bairro Santa Edwiges e começou a frequentar as aulas do Programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças no mês de setembro, na Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda.

Trabalhadora doméstica há nove anos, ela conta que foi convidada pela diretora da escola, a professora Eliete para participar do programa com outras 17 mães do bairro.

Josefa Pereira relata que seu filho apresenta problemas de concentração e não estudava. Foi então que decidiu colocar o menino no Centro de Orientação Especial Educacional (COEE).

“Ele não conseguia se concentrar e tinha problemas de relacionamento com outros meninos. Agora, com a participação no programa, meu filho ajuda a escolher os temas para a confecção dos livros de pano e também ajuda a pintar os desenhos”, explica Dona Josefa, lembrando que o menino chegou a pedir esmola pelas ruas do bairro.

“Com esse programa, estou aprendendo uma profissão e meu filho melhorou muito no relacionamento em casa e com as outras pessoas. Estou muito feliz. Pretendo seguir adiante e produzir meu livros e tentar ganhar dinheiro e ajudar no sustento de minha família”, afirma emocionada a dona-de-casa, que tem uma renda mensal de apenas R$ 300,00.

Fabiana Salsa lembra que as mães chegaram à escola desmotivadas e sem acreditar no seu potencial. “Com o tempo, elas foram tomando gosto pelo trabalho, e hoje são um exemplo de dedicação e força de vontade, como é o caso de Dona Josefa”, destaca a arte-educadora, destacando o apoio da secretária de Educação, Ana Valéria e do prefeito Luciano Barbosa.

O Programa Mães Leitoras ensina as mulheres e donas-de-casa a produzir livros de pano para serem entregues aos filhos e às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa já implantou bebetecas nas Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairros) e creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.

A ideia do grupo é expor para a sociedade de Arapiraca os trabalhos das mães leitoras, no fim deste mês de dezembro, no hall principal do Centro Administrativo Municipal.